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Como combater o stress

Evitar;
Alterar;
Adaptar/Aceitar

1 - Aprenda a evitar o stress desnecessário. Nem todo o stress pode ser evitado, mas se aprender a dizer não, a distinguir "deveres" de "obrigações" na lista de coisas a fazer, pode eliminar muitos fatores de stress. Identificar as causas é um primeiro passo importante.

2 - Alterar a situação. Se não podemos evitar uma situação stressante, devemos tentar alterá-la e lidar com os problemas de cabeça erguida, em vez de guardarmos sentimentos negativos, aumentando o stress.

3 - Adaptar-se ao fator causador de stress. Quando não podemos mudar o factor de stress, como é o caso de uma doença, devemos tentar mudarmo-nos a nós próprios e a visão que temos sobre a situação que enfrentamos. Reformular os problemas ou concentrarmo-nos nas coisas positivas da vida. Devemos aceitar as coisas que não podemos mudar. Haverá sempre factores de stress na vida que não podemos alterar. Aprenda a aceitar o inevitável, em vez de protestar contra uma situação e torná-la stressante. Olhemos para o lado positivo da situação, mesmo nas circunstâncias mais stressantes pode ser uma oportunidade de aprendizagem ou crescimento pessoal. Aprenda a aceitar-se, com o seu potencial e limitações.

Exercícios anti stress

Exercite-se regularmente. A atividade física desempenha um papel fundamental na prevenção e redução dos efeitos do stress, contribuindo para o bem-estar psicológico. O exercício aeróbico é de enorme relevância para superar o stress e tensão reprimida.

Uma simples caminhada num ambiente calmo e descontraído podem fazer maravilhas pela sua saúde e uma ajuda preciosa para vencer o stress.

A atividade física promove o bem-estar psicossocial. As pessoas que praticam atividade física conseguem dormir melhor à noite, sentem menos sinais de depressão e ficam mais resistentes ao stress.

Procure os exercicios para aliviar o stress que melhor se identificam consigo e lembre-se que cada pessoa tem diferentes formas de reação e resposta a determinado exercício ou atividade. Encontre os que melhor se adaptam a si, tente sempre que possível juntar o útil ao agradável, praticando uma atividade do seu agrado.

Como relaxar e aliviar o stress

Arranje tempo para relaxar. Um exercício simples que pode experimentar é inspirar profundamente pelo nariz e expirar lentamente pela boca.

Efetue exercícios de relaxamento que lhe permitam libertar tensão muscular.

Pode sentar-se ou deitar-se num lugar tranquilo e confortável onde não seja perturbado e lhe transmita tranquilidade. Sinta-se confortável com a roupa e retire os acessórios, como jóias que sejam desconfortáveis. O seu objetivo deve ser apertar, e depois relaxar grupos musculares em sequência, da cabeça aos pés. Apertar os músculos aumenta a consciência de que sente a tensão armazenada. Relaxando os músculos, por sua vez, permite sentir a diferença entre estar tenso e estar relaxado. Comece com os músculos da testa. Enrugue- a, provocando tensão. Mantenha essa tensão por cerca de cinco segundos e de seguida, liberte a tensão. Imagine uma onda a levar relaxamento através dos músculos. Inspire profundamente e, ao expirar, permita que os músculos relaxem ainda mais.

Trabalhe os vários grupos musculares e depois de terminar, fique parado por uns instantes para desfrutar do sentimento de libertação.

As técnicas de relaxamento, tais como: yoga, meditação e respiração profunda, ativam as respostas de relaxamento do corpo, potenciando um estado de serenidade. Isso é o oposto da resposta ao stress.

Alimentos anti stress

Os alimentos que ingerimos são também muito importantes para combater o stress (anti stress). Adote uma dieta saudável. Corpos bem nutridos estão melhor preparados para lidar com o stress.

Coma pelo menos de três em três horas. Ficar longas horas sem comer pode originar hipoglicemia, um fator causador de ansiedade para o seu organismo.

Evite a ingestão de bebidas ricas em cafeína como o café ou chá. Evite as bebidas alcoólicas, já que ajudam a eliminar alguns nutrientes para além de promoverem a produção de adrenalina. Faça, ao longo do resto do dia, uma alimentação rica e equilibrada.

Há estudos que demonstram que a ingestão de determinadas vitaminas, como as do tipo C e B, como a B3, B6, B7, B8, entre outras, têm propriedades anti stress, para além de outros nutrientes, como o zinco e o magnésio. São verdadeiras vitaminas anti stress.

Procure incluir na sua dieta, ao longo do dia, alimentos que combatem o stress, faça uma alimentação rica em peixe, legumes e fruta para obter todas as vitaminas e nutrientes essenciais, não só para o ajudar a combater o problema, como a ter uma vida mais saudável.

Fonte

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